Instant Ofertas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

contribuições da teoria á educação

A educação intectual não deve ser a meta máxima do ensino, pois a inteligência é apenas uma parte do todo que é a pessoa. Assim o objetivo maior da educação escolar deve ser auxiliar o aluno a construir sua identidade.


O planejamento do ambiente escolar deve refletir uma visão abrangente do curriculo, incluindo a reflexão sobre espaço, tempo, materiais e possibilidades de interações sociais considerando os dominios: intelectual, afetivo e picomotor.


Em termos operacionais, podemos dizer que o planejamento das atividades não deve se restringir somente á seleção dos conteúdos que serão ensinados, mas necesita atingir a dimensão humana, a dimensão dos objetos de conhecimento e a dimensão dos objeos fisicos.


O esquema procura demonstrar que na escola essas dimensões se integram a serviço de auxiliar o aluno do EU.


EX.: CULTTURA  / ESCOLA =    ambiente estruturado para a promoção do desenvolvimento.
                                                =    planejar o ambiente escolar pressupoe ampliar o raio de abrangência                                                             da   reflexão pedagógica




O ambiente escolar possibiliat uma vivência social diferente do grupo familiar, desempenhando um importante papel na formação de sua personalidade. Quanto maior a diversidade de grupos de que participar, mais numerosos serão os parâmetros de relaçoes sociais que a criança terá, enriuecendo sua personalidade.


Acredito que a escola deve planejar espaços que oportunizem as interações sociais, nos quais as crianças possam ciruclar e interagir com os colegas, expressar, ouvir idéias.


O ambiente escolar deve integrar á sua prática as dimensões social e individual, atendendo á formação do indivíduo e da sociedade. Assim, o acesso á culura é função primordial da educação formal, pois ela é a expressão do florescimento das criações e das aptidões, sejam estas manuais, corporais, estéticas, intelectuais ou morais


Depois de ler e entender essa lição, chegeuei a conclusão que a formação da identidade não decorre somente do contato com as outras pessoas, nas diversas etapas do desenvolvimento e da vida adulta, mas também no contato com as produções dessas pessoas, seja na arte, literatura, na música, etcc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário